Português Italian English Spanish

- Polo de educação ambiental do Espirito Santo pelo IEMA

 cds@guacuvira.org.br   (28) 99919-1606
Menu

Quem Somos

Compartile este conteúdo:

A ideia de uma área para desenvolvimento sustentável foi idealizada em 1970 pelo argentino Julio Duenas, que trouxe a proposta para o Brasil e disseminou entre seus amigos, a ideia foi abraçada e os trabalhos começaram de forma voluntária nos anos de 1991.
Devido o sucesso obtido pelo grupo, em  1996 foi oficialmente fundada como ONG o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico, social, cultural e a melhoria de qualidade de vida e do meio ambiente em uma área de 13 hectares sendo desses 9 hectares de reserva legal localizada no  corredor central da Mata Atlântica.
 O CDS Guaçu-Virá vem atuando na região com iniciativas que envolvem desde programas de educação ambiental, desenvolvimento e valorização das habilidades das comunidades locais, capacitação profissional em várias áreas até a promoção de encontros de lideranças comunitárias, eventos sociais, pesquisas sobre a fauna e a flora local e principalmente  desempenhando um papel de laboratório de práticas de sustentabilidade.

 

Sustentabilidade

Sustentabilidade “significa manter-se estável e constante por muito tempo”. E é exatamente isso o que o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá procura fazer. Baseado em princípios de preservação e desenvolvimento do meio ambiente, o CDS Guaçu-Virá tem elaborado, ao longo desses anos, equipamentos e projetos que transformam recursos naturais em benefícios para a sociedade.

 

Equilíbrio

Daqui nada se tira tudo se constrói. Esta é a frase que mantêm as diretrizes de trabalho do CDS Guaçu-Virá: buscar manter o equilíbrio necessário entre o meio ambiente e nossas ações. Para que haja desenvolvimento sem prejuízo para nenhuma parte.

 

Respeitar a vida

Esse é um de nossos ideais. Trabalhamos esse ideal, aqui no Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá, por meio de práticas simples como o reflorestamento, soltura de animais, recuperação de nascentes, conservação e utilização correta do solo, emprego de energias alternativas entre outras. Todas estas práticas, atualmente, são disseminadas entre os vizinhos e visitantes do projeto.

Compartile este conteúdo: